quinta-feira, 7 de maio de 2009

Convocatória do Encontro que se realizará em Caracas, Venezuela, nos dias 26, 27 e 28 de Junho de 2009.

Na América Latina a resistência contra a destruição da indústria e em defesa dos empregos assumiu diferentes formas. A crítica e seus questionamentos formam parte da discussão do movimento operário e foram os objetos do debate do 1º Encontro Latino-Americano de Empresas Recuperadas, realizado na Venezuela no dia 29 de outubro de 2005. Dizíamos:“Eles fecham, nós abrimos as fábricas. Eles roubam as terras e nós ocupamos. Eles fazem guerras e destroem nações, nós defendemos a paz e a integração soberana dos povos. Eles dividem e nós unimos. Porque somos a classe trabalhadora. Porque somos o presente e o futuro da humanidade”.
Hoje, mais ainda do que em 2005, a situação dos povos da América Latina nos impõe com mais força a necessidade de seguir construindo e aprofundando essa unidade. Não é nenhum presente a conjuntura política atual em nosso continente. São anos de levantes, resistências, projetos e de muito trabalho por parte dos trabalhadores para construir esta oportunidade histórica.
Nosso movimento é anti-imperialista, anti-capitalista. É um grito e um movimento organizado da classe trabalhadora contra o regime de propriedade privada dos grandes meios de produção, que somente pode sobreviver fazendo guerras, explorando e oprimindo os povos.
Sabemos que sempre existiram matizes na nossa América, e muitos governos atuais não são representantes de nossos interesses, mas se apresenta uma conjuntura favorável para construir propostas, debater e colocar a marca dos trabalhadores nos assuntos que nos dizem respeito.
Claro que não será fácil. Vimos, na Bolívia, como reagiram as classes dominantes ante a nacionalização dos recursos, ante o exercício da soberania. Na Venezuela, que com seu avanço revolucionário na educação, na saúde, no campo, não deixa de incomodar a quem sempre viveu a custa do povo e de seus recursos. E assim, seguem produzindo mentiras através de seus meios, medo, fome. Mas apesar disso nem o povo venezuelano nem o povo boliviano se enganaram, e reelegeram Chávez e Evo. Assim como Correa no Equador, e, recentemente, no Paraguai, com a eleição de Lugo pelo povo.
Convocamos todas as empresas recuperadas por seus trabalhadores e as organizações sociais em luta para o “2º Encontro Latino Americano de Empresas Recuperadas pelos Trabalhadores”, unindo as lutas de nosso setor com o restante da classe trabalhadora e em apoio à luta pelo socialismo que vem sendo realizada pelo povo boliviano e venezuelano apoiados pelos trabalhadores de toda a América Latina. Convocamos todos a se somarem aos nossos esforços e nos reunirmos nos dias 25, 26 e 27 de Junho de 2009, em Caracas, Venezuela.
Viva a luta dos trabalhadores das empresas recuperadas!
Viva a luta da classe trabalhadora!
Viva a revolução venezuelana!
Viva a revolução boliviana!
Venceremos!

Contato: fabricasocupadas@terra.com.br

Convocam:
- Comissão Organizadora do “1º Encontro Latino-Americano de Fábricas Recuperadas por Trabalhadores”, Caracas/2005 (Serge Goulart, Brasil: sergegoulart@marxismo.org.br; Eduardo Murua, Argentina: vascoeduardo@yahoo.com.ar; Liliana Pertuy, Uruguai: lpertuy@yahoo.com.ar)
- Frente Revolucionária de Trabalhadores de Empresas em Cogestão e Ocupadas - FRETECO, Venezuela (
pacor5876@gmail.com)
- Central Obrera Boliviana – COB
- Federação Sindical dos Trabalhadores Mineiros da Bolívia - FSTMB(
fstmb@hotmail.com)
- Movimento Nacional de Empresas Recuperadas - MNER, Argentina(
ocuparresistirproducir@yahoo.com.ar)
- Associação Nacional de Trabalhadores Autogestionados - ANTA\CTA, Argentina(
barriosmario_ust@speedy.com.ar)
- Central Unitária dos Trabalhadores (CUT-Autêntica), Paraguai(
cutautentica@hotmail.com)
- Coordenação de Empresas Recuperadas por Trabalhadores, Paraguai
- Movimento das Fábricas Ocupadas, Brasil (
fabricasocupadas@terra.com.br)

Nenhum comentário: