quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Boletim Notícias da Terra e da Água

CPT divulga dados parciais de conflitos e violência no campo
A CPT Nacional divulgou, no dia 23 de novembro, os dados parciais de conflitos e violência no campo referente ao período de janeiro a 15 de novembro, desse ano. Sob o título “Sintonia entre capital e Estado mantém a violência no campo”, os dados revelam que os conflitos no campo e a violência continuam ameaçando a vida do povo do campo. Em relação ao mesmo período do ano passado, o número de conflitos diminuiu de 942 em 2008, para 731 em 2009; as ocupações se mantiveram praticamente estáveis, com 231 esse ano; os acampamentos diminuíram de 37 para 32; as torturas aumentaram de 3 para 20 e os assassinatos mantiveram em 20 (existem assassinatos em investigação, que não foram contabilizados). Para conferir os dados, na íntegra, acesse o site da CPT (www.cptnacional.org.br). (fonte: CPT Nacional)

CPT realiza Encontro Nacional de Formação
Desde o dia 23 de novembro está sendo realizado na cidade de Hidrolândia (GO), o Encontro Nacional de Formação da CPT. Com o tema “Um novo conceito de reforma agrária”, cerca de 100 agentes da CPT de todo o país estarão reunidos até o dia 26 discutindo e avaliando o processo histórico de reforma agrária feito até hoje e o que caberá daqui para a frente em um novo contexto sócio-político. O Encontro está sendo assessorado pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Walter Porto-Gonçalves, e pelo engenheiro agronônomo e assessor da Via Campesina Brasil, Horácio Martins. (CPT Nacional)

Encontro discute impactos de empreendimentos do BNDES
Movimentos e organizações da sociedade civil brasileira realizaram, entre os dias 23 e 25 de novembro, no Rio de Janeiro, o 1º Encontro Sul-Americano de Populações Afetadas pelos Projetos Financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A atividade expôs os impactos socioambientais, culturais e econômicos causados por empreendimentos financiados pelo Banco, que resultam na destruição de modos de vida tradicionais, eliminação e precarização de postos de trabalho, assim como perda de territórios das populações diretamente atingidas. Atualmente, o BNDES empresta dinheiro público principalmente para transnacionais dos setores de etanol, agropecuária, hidroeletricidade, papel, celulose, mineração e siderurgia. (fonte: MST e Chasque)

Fazendeiros e policiais atacam indígenas Terena
No dia 19 de novembro, uma milícia armada, composta por 30 fazendeiros e 60 policiais militares, invadiu sem ordem judicial a área ocupada por indígenas Terena, da Terra Indígena Buriti, no município de Dois Irmãos do Buriti (MS). A milícia agrediu fisicamente e verbalmente os indígenas e os expulsou da área. A terra ocupada pelos indígenas foi identificada como Terra Tradicional do povo Terena, em 2001, e reconhecida pelo Tribunal Regional Federal em 2007. (fonte: Adital)

Acampamento de Formação da Juventude Rural
Mais de 150 jovens camponeses do sertão de Pernambuco reuniram-se no “Acampamento de Formação da Juventude Rural: Juventude Camponesa e Agroecologia” realizado no assentamento Lagoa de Outra Banda, no município de São José do Egito (PE), entre os dias 13 e 15 de novembro. O Acampamento, organizado pela Pastoral da Juventude Rural e pela CPT NE II, promoveu a troca de experiências relacionadas à participação social, protagonismo juvenil, espiritualidade da juventude e organização política e produtiva dos jovens camponeses. (fonte: CPT NE II)

Massacre de Felisburgo completa cinco anos
No dia 20 de novembro rememorou-se os cinco anos do Massacre de Felisburgo, quando cinco trabalhadores rurais sem-terra foram assassinados no município de Felisburgo (MG), em uma ação coordenada pelo latifundiário Adriano Chafik. Para denunciar a impunidade desse crime e de outros, trabalhadores rurais de todo o Brasil reuniram-se no acampamento Terra Prometida, no município de Felisburgo, onde realizaram uma série de atividades e de protestos. (fonte: Radioagência NP)

Denúncia contra juiz escravocrata é rejeitada
O Tribunal de Justiça do Maranhão rejeitou a denúncia contra o juiz de direito Marcelo Baldochi, acusado de submeter trabalhadores à condição análoga à escravidão em sua fazenda, localizada no município de Bom Jardim (MA). A propriedade foi fiscalizada pelo Grupo Móvel de combate ao trabalho escravo em setembro de 2007, quando 25 trabalhadores foram resgatados. A decisão não é definitiva, mas segundo o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia “reforça ainda um sentimento de impunidade e regozija fazendeiros que insistem em manter essa prática, deixando trabalhadores mais vulneráveis e com receio de denunciar”. (fonte: Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia)

Empresa escondeu vazamento de urânio
A empresa Indústrias Nucleares do Brasil (INB) foi autuada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a pagar multa de R$ 1 milhão por não ter avisado ao órgão sobre vazamento de urânio, em Caetité (BA). A empresa chegou a afirmar que houve vazamento apenas de solventes orgânicos, sem provocar nenhuma contaminação, mas após denúncias do Greenpeace foi confirmado o vazamento de urânio. (fonte: Radioagência NP)

Romaria de Santa Catarina é realizada
Sob o lema “Cuidar da terra. Garantir a vida” foi realizada no dia 15 de novembro a 21ª Romaria da Terra e das Águas de Santa Catarina, na comunidade do Braço do Baú, em Ilhota (SC). Cerca de três mil romeiros e romeiras, de todo o estado, participaram da celebração que provocou uma reflexão sobre o meio ambiente e a questão agrária. A Romaria ocorreu um ano após o desastre ambiental no litoral catarinense, que atingiu fortemente o município de Ilhota. Marcada inicialmente para o dia 13 de setembro, a celebração foi adiada por recomendação dos órgãos de saúde, como forma de prevenção da Gripe A (H1N1). (fonte: CPT-SC)

Romaria de Alagoas ocorre em Maceió
A 22ª Romaria da Terra e das Águas de Alagoas será realizada no dia 29 de novembro, em Maceió, com o tema "Do Êxodo Rural à periferia da Capital". O início da celebração ocorrerá na Paróquia de São Paulo Apóstolo e seguirá em direção ao assentamento Vida para Cristo. Essa é a primeira vez que a Romaria de Alagoas será celebrada na capital Maceió. (fonte: CPT-AL)

Estréia da Feira Camponesa itinerante
A ação itinerante da Feira Camponesa nos Bairros de Maceió foi inaugurada no bairro Salvador Lyra e funcionou nos dias 19 e 20 de novembro. O evento, promovido pela CPT Alagoas, comercializou alimentos de qualidade, livres de agrotóxicos e a preços acessíveis. Sob o lema “Plantar, Colher e Repartir” o objetivo da Feira é evidenciar a cultura camponesa e promover a integração entre as famílias que vivem no campo e a população urbana. A Feira Camponesa nos Bairros faz parte das comemorações de 25 anos da CPT em Alagoas. (fonte: CPT-AL)

CPT Piauí comemora 30 anos de luta
A Comissão Pastoral da Terra Piauí celebrará nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina (PI), seus
30 anos de Luta Pela Terra e pela Vida. Entre as atividades previstas está um memorial da trajetória da CPT, celebração eucarística, apresentações culturais e comemoração do Dia Estadual de Luta pela Reforma Agrária (1/12), que contará com audiência com o governador Wellington Dias. (fonte: CPT-PI)


Nenhum comentário: