segunda-feira, 10 de maio de 2010

NOTA DE INDIGNAÇÃO PELO ASSASSINATO DO COMPANHEIRO JOSÉ MARIA FILHO E DE SOLIDARIEDADE A SUA FAMÍLIA



ARTICULAÇÃO DAS PASTORAIS SOCIAIS DIOCESE DE QUIXADÁ

NOTA DE INDIGNAÇÃO PELO ASSASSINATO DO COMPANHEIRO JOSÉ MARIA FILHO E DE SOLIDARIEDADE A SUA FAMÍLIA

Nós, agentes das Pastorais Sociais da Diocese de Quixadá, animadores das Comunidades Eclesiais de Base e membros de outros movimentos sociais, reunidos num Encontro de Articulação nos dias 24 e 25 de abril de 2010, na Paróquia de São Sebastião – Choró – CE, vimos através desta nota, expressar nossa indignação pelo assassinato de José Maria Filho, que era presidente da Associação Comunitária São João do Tomé, presidente da Associação dos Desapropriados Trabalhadores Rurais Sem Terra da Chapada do Apodi, liderança do movimento social e filho da Comunidade do Sítio Tomé – Limoeiro do Norte – CE, ocorrido no dia 21 de abril de 2010.
Cremos no Deus da vida, “parceiro dos pobres, Deus dos oprimidos”, que quer que todos tenham vida em abundância (cf. Jo 10, 10). Por isso, nos indignamos pelo assassinato de José Maria e condenamos toda forma de violência. A morte deste companheiro demonstra o descaso pela vida humana, principalmente dos pobres e excluídos, pelos atuais dragões de nossa sociedade. José Maria foi vítima do grande capital, que não respeita a dignidade humana, visando o lucro desenfreado, conseguido a todo custo, em detrimento da vida de tantos irmãos e irmãs e do meio ambiente. Este grande capital tem nome e endereço, sabemos quem persegue, ameaça e mata aqueles que levantam a voz contra todas as injustiças. O que nos deixa profundamente tristes é a omissão dos poderes públicos diante dos conflitos que ameaçam a vida dos nossos irmãos e irmãs e a impunidade dos crimes cometidos. Mais do que omissão, presenciamos a conivência, de diversas formas, do poderes públicos com tais crimes.
O modelo de desenvolvimento que predomina na Região Jaguaribana, baseado na acumulação de riqueza, nos projetos ligados ao hidronegócio, ao agronegócio, também impera na Região do Sertão Central, através da mineração e tantos outros projetos de morte, que geram vítimas. José Maria lutava contra o uso irresponsavél de agrotóxicos pelas empresas. Muita gente, em nossa região, também está empenhada na conscientização dos trabalhadores e trabalhadoras sobre os malefícios que causam à saúde humana e ao meio ambiente o uso de veneno nas plantações. A mesma luta de José Maria por uma produção sem agrotóxicos é também uma luta que empreendemos onde atuamos.
Infelizmente, muitas vezes é preciso que alguém perca sua vida para que outros possam acordar para perceber as injustiças praticadas ao seu redor e empreender uma luta árdua contra estes projetos. Por outro lado, a morte de José Maria torna-se para nós, que acreditamos nos mesmos ideais que ele acreditava, uma motivação para continuar na luta. Ele mesmo, antes de morrer, afirmou que, se lhe matassem, morreria satisfeito, pois teria feito sua parte. Nestes momentos difíceis, é bom saber que ainda existem pessoas que possuem a capacidade de doar sua vida pela vida de muitos.
A Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Quixadá esteve presente no velório e sepultamento de José Maria, em solidariedade à sua família, que sofre pela perda deste companheiro, participando também do Ato Público em denúncia às violências na região da Chapada do Apodi. Solidarizamo-nos à sua família, à comunidade de Tomé e também aos movimentos sociais, aos organismos ligados à Igreja Diocesana de Limoeiro e a todas as instituições que, juntamente com José Maria, assumiam a luta pela vida e que, com o seu martírio, continuarão assumindo com maior vigor. Queremos que a justiça seja feita, que este crime seja apurado e que os culpados sejam punidos, para que outras vidas não sejam ceifadas.
“Haveremos de honrar todo aquele que caiu lutando, contra os muros e cercas da morte, jamais recuando”. José Maria, a luta continua! Teu sangue derramado será semente de libertação.

Comissão Pastoral da Terra (CPT) – Diocese de Quixadá
Pastoral da Criança - Diocese de Quixadá
Pastoral Carcerária - Diocese de Quixadá
Pastoral do Idoso - Diocese de Quixadá
Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) - Diocese de Quixadá
Paróquia de São Sebastião – Choró - CE
CERQUICE (Comissão dos Quilombolas Rurais do Ceará)
Comunidade Quilombola do Veiga – Distrito Dom Maurício – Quixadá
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) – Madalena

Nenhum comentário: