quarta-feira, 16 de setembro de 2009

CARTA DO MAB ENTREGUE A LULA E A LUTA DOS ATINGIDOS.

São Paulo, 10 de setembro de 2009.

Estimados/as companheiros/as
Da luta dos atingidos/as por Barragens.

A luta pelos direitos das populações atingidas por Barragens do Brasil é uma história, construída e fundamentada no princípio que este modelo de produção de energia não é voltado para atender as necessidades do povo Brasileiro. Nos casos onde as hidrelétricas são construídas, as populações teriam que ter seus direitos garantidos pelos governos e empresas envolvidas.
Porém, a realidade nos prova que as populações atingidas e o meio ambiente nunca são reconhecidos, lugares onde houve um processo de luta intensa, os atingidos puderam garantir algumas conquistas, mas isso, nunca se tornou uma política de tratamento às populações atingidas.
Nós últimos sete anos, tivemos muitas dificuldades em avançar nas negociações das pautas concretas dos atingidos e ter conquista. Não por ter havido menos lutas, menos reuniões, menos diálogos e menos reivindicações, ao contrario, tem sido os anos, em que o Movimento tem sofrido a criminalização por LUTAR PELOS DIREITOS, entendemos ter sido isso uma definição política de quem manda no setor elétrico.
Nos últimos tempos, ouvimos uma declaração pública do Presidente Lula, dizendo que:
“Eu só tenho dívidas com um movimento neste país, que eu ainda não cumpri, mas que o Dulci já fez que são os companheiros do MAB, do Movimento dos Atingidos por Barragens. Esse é um movimento que eu pedi para o companheiro Dulci conversar com eles, preparem qual é a dívida que o Estado brasileiro tem com eles, porque certamente nós temos dívida com eles, porque durante muito tempo se construiu hidrelétrica, se prometia dar casa, dar isso, e não veio as casas e não veio as terras. E eu não quero deixar o governo sem pagar essa dívida histórica que o Estado tem com os companheiros do MAB”. (Discurso do Presidente Lula durante lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2009/2010, dia 22 de julho de 2009).
Aproveitando o processo de luta e a declaração pública do Presidente, o MAB encaminhou uma carta à Lula, solicitando que o Estado Brasileiro reconheça e atenda os Direitos dos atingidos por Barragens. (clique para ler a carta em pdf).
Solicitamos que nos ajudem a divulgar as informações e a carta, na perspectiva de avançarmos na garantia dos direitos dos atingidos por barragens do Brasil.


Atenciosamente

COORDENAÇÃO NACIONAL DO MAB - BRASIL

Nenhum comentário: