terça-feira, 31 de agosto de 2010

1º acampamento de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná




Convidamos vocês a participarem das atividades do 1º acampamento de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná que será em Curitiba/Pr nos dias 01 e 02 de Setembro e da Caminhada "Essa Pátria TAMBÉM é Nossa!", que será no dia 02/09 saindo as 11:00 hs da Praça Nossa Senhora da Salete/Centro Civico de Curitiba


A PARTICIPAÇÃO NA CAMINHADA É FUNDAMENTAL PRA FORTALECER NOSSA IMAGEM, POR ISSO CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE VOCES.

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DO PARANA ACAMPAM EM CURITIBA PEDINDO CRIAÇÃO DE LEI ESTADUAL QUE OS PROTEJA.

Você sabe quem são? Onde estão? Como vivem? Quais as principais dificuldades? Qual a realidade vivida pelos “povos e comunidades” tradicionais do Paraná?

Na região Sul, especialmente no Paraná e Santa Catarina, a invisibilidade social é uma das principais características dos povos e comunidades tradicionais. Até pouco tempo atrás, a inexistência de estatísticas e censos oficiais fez com que estes grupos elaborassem seus levantamentos preliminares numa tentativa de afirmarem sua existência coletiva em meio a tensões, disputas e pressões que ameaçam seus diretos étnicos e coletivos garantidos pela Constituição Federal de 1988 e, diversos outros dispositivos jurídicos infraconstitucionais.

Hoje, no Paraná existem cerca de 10 movimentos sociais de povos e comunidades tradicionais, são eles: os povos indígenas das etnias Guarani, Xetá e Kaigang, os Quilombolas, as Comunidades de Terreiro (Religiões de Matriz Africana), os Faxinalenses, os Ilhéus do Rio Paraná, os Pescadores e Pescadoras Artesanais, as Cipozeiras e Cipozeiros, os Portadores de Ofícios Tradicionais e os Ciganos, juntos formamos a Rede Puxirão de Povos e Comunidades Tradicionais.
Nos dias 01 e 02 de setembro de 2010, estes povos e comunidades estarão realizando o 1º Acampamento dos Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná, como o tema “Esta Pátria TAMBÉM é nossa!”, uma alusão à invisibilidade e desproteção na qual estes povos vivem, sendo expulso de suas terras, tendo seus direitos básicos não garantidos e perdendo aos poucos suas identidades culturais, num processo eminente de exclusão e desaparecimento. O objetivo da manifestação é dar visibilidade a estes povos e pedir a criação de uma Lei Estadual que garanta seus direitos.

O Acampamento será montado na Praça Nossa Senhora do Sallete, em frente ao prédio da Assembléia Legislativa do Estado, e terá como programação a conversa com candidatos ao governo do estado, audiência com o governador, visita da Comissão Nacional de Povos Tradicionais e Caminhada pelo centro de Curitiba, com representações de todos os povos e comunidades tradicionais do Paraná.


PROGRAMAÇÃO:


DIA 01 DE SETEMBRO

14HRS – MONTAGEM DO ACAMPAMENTO

15H00 – ASSEMBLEIA

17HRS – COLETIVA DE IMPRENSA

18HRS – A CONVERSA COM OS CANDIDATOS.

20HRS – JANTA


DIA 02 DE SETEMBRO

06H00 – CONCENTRAÇÃO

08H00 – FALA DA COMISSAO NACIONAL

11H00 – CAMINHADA

13H30 – ALMOÇO

14H30 – AUDIENCIA COM GOVERNADOR

17H00 – RETORNO


Contamos com a presença e participação de todos!


Taísa Lewitzki

Secretária Executiva

REDE PUXIRÃO DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS

Rua Alexandre Pavelski, 603 - Alto da Glória

Irati - Pr / CEP 84500-000

Fone/fax: (42)9113 0329 / 99408565 / 3422 6579


Nenhum comentário: