sexta-feira, 15 de agosto de 2008





http://www.piratininga.org.br/

Movimento das fábricas ocupadas lança novo filme
O filme Intervenção, de Flávio Damiani e Armando Brosi, mostra a repressão violenta que sofreram os trabalhadores que ocupam as fábricas Cipla, Interfibra e Flaskô. As duas primeiras, no dia 31 de maio de 2007.
O documentário traz também depoimentos dos trabalhadores sobre a organização da fábrica e o histórico das ocupações. A Cipla e a Interfibra se localizam em Joinville, Santa Catarina, e a Flaskô, em Sumaré, São Paulo.
“Assista, passe adiante realizando uma exibição em sua escola, bairro, sindicato, universidade, em qualquer espaço que puder, ajude-nos a denunciar esses crimes, pois não somos nós trabalhadores os criminosos e sim os poderosos. Entre em contato e agende um debate com os militantes trabalhadores das Fábricas Ocupadas, em qualquer lugar do mundo daremos um jeito de realizar esse debate, através dos grandes apoios que temos”, sugere o Movimento das Fábricas Ocupadas.
O filme foi exibido na fábrica Flaskô nos dias 28 e 29 de julho.
Mais informações no blog do Movimento http://www.flasko.blogspot.com/

Concurso premia trabalhos sobre territórios quilombolas
O Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) promove o Prêmio Territórios Quilombolas 2008, com o objetivo de divulgar pesquisas, estudos e trabalhos nas áreas das ciências sociais, jurídicas, agrárias e outras sobre as comunidades quilombolas brasileiras.
Além disso, o concurso visa também valorizar a elaboração de relatos de experiências produzidos por pessoas das próprias comunidades. Há duas categorias: ensaio aberto e experiências e memórias. Entre os temas que podem ser abordados nos trabalhos está “Comunicação e Mídia”.
As inscrições vão até 15 de janeiro de 2009. Acesse o edital em http://www.nead.org.br/index.php?acao=princ&id_prin=63

Luta escrava no Brasil é tema de livro
A editora Expressão Popular lançou, recentemente, o livro Em busca da liberdade - traços das lutas escravas no Brasil, de Emilio Gennari.
“Este novo livro de Emilio Gennari traz à tona o velho sonho de todos os oprimidos do mundo de todas as épocas: a liberdade das garras da opressão. E, junto com o sonho, as lutas travadas em busca da liberdade”.
Mais informações em http://www.expressãopopular.com.br/

Nenhum comentário: