quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Povo Juari retoma seu território em Rondônia

07-Ago-2008

O povo Juari retomou há 20 dias parte de seu território tradicional, que ficou fora da demarcação da terra indígena Karitiana, onde eles vivem, em Porto Velho, Rondônia.
Segundo informe da liderança Antenor Karitiana (Juari), os Juari reivindicam desde 1996 seu território tradicional. É um lugar sagrado chamado de aldeia Myniwin, conhecido como igarapé Preto.
Em 2002, a Fundação Nacional do Índio (Funai) criou o Grupo de Trabalho de identificação da terra. Entretanto, até hoje os estudos feitos pelo GT não foram publicados. Enquanto isso, o fazendeiro que ocupa a área está desmatando a floresta, sendo que também invadiu e destruiu a aldeia antiga com seus três cemitérios.
O Povo Juari é formado por cerca de 100 pessoas, que estão retomando a terra, construindo casas e fazendo suas roças tradicionais.
Diz o informe de Antenor: "É mais um povo que enfrenta a morosidade do governo. Com a retomada da terra o Povo Juari pretende resgatar sua cultura, a dança, o artesanato e a pintura tradicional, bem como os nomes tradicionais dos seus antepassados, além do reconhecimento da identidade".

Publicado originalmente no site do Cimi (Conselho Indigenista Missionário).

Nenhum comentário: