quinta-feira, 18 de setembro de 2008


Debate
Os projetos de organização racional do trabalho entre as décadas de 1920 e 1940:
o empresariado paulista frente aos temas do taylorismo e do fordismo

Os temas do taylorismo e do fordismo no discurso e na prática patronal, especialmente em S. Paulo, estarão no centro do debate que ocorrerá no dia 23 de setembro,terça-feira às 19h, promovido pelo CEDEM – Centro de Documentação e Memória da Unesp. O evento contará com as presenças de Augusto Zanetti e João Tristan Vargas, autores do livro: "Taylorismo e Fordismo na indústria paulista: o empresariado e os projetos de organização racional do trabalho, 1920-1940" (editora Humanitas, 2007).
Zanetti discute o taylorismo a partir da experiência do engenheiro Roberto Mange. Este nome e o de Taylor freqüentemente aparecem ligados na historiografia. Mange, um dos fundadores do IDORT (Instituto de Organização Racional do Trabalho), teria sido um entusiasta e um dos introdutores do taylorismo no Brasil. Em seu estudo a respeito, Zanetti, entre outros aspectos, chama a atenção, no conjunto dos projetos e práticas de Mange, para a forte presença da psicotécnica de fonte alemã, e busca compreender e redimensionar a adesão do empresariado às suas iniciativas.
Tristan propõe uma releitura da documentação produzida pelas entidades patronais de São Paulo e do Rio de Janeiro por volta das primeiras décadas do século XX, procurando mostrar que a imagem fordista dos industriais ali estabelecidos necessita urgente revisão. Ao buscar os nexos pelos quais se dá a inserção da fala "fordista" no contexto político, social e econômico da época, o autor atribui a essa fala um sentido bastante diverso do encontrado mais frequentemente na historiografia sobre o período, a qual vê no fordismo um importante componente da concepção e prática dos industriais por volta das primeiras décadas do século XX.

Expositores

Augusto Zanetti
Doutor em História Social pela UNICAMP, professor da UNESP, FMU e pesquisador do CEDEM/UNESP

João Tristan Vargas
Doutor em História Social - UNICAMP e pesquisador no CEDEM/UNESP

Debatedores

Dulce Baptista
Doutora em Ciências Sociais pela PUC/SP e professora da PUC/SP

Ruy Gomes Braga Neto
Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP e professor do Depto. de Sociologia-USP

Mediadora

Célia Reis Camargo
Doutora em História/UNESP, professora do Depto. História da UNESP e Coordenadora do CEDEM/UNESP


PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!

Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail:
ssantos@cedem.unesp.br

Data e horário: 23 de setembro de 2008 (terça-feira) às 19h
Local: CEDEM/UNESP - Centro de Documentação e Memória
Praça da Sé, 108 - 1º andar - metrô Sé - (11) 3105 - 9903 -
www.cedem.unesp.br

Nenhum comentário: