segunda-feira, 19 de maio de 2008

II Seminário Científico Teoria Política do Socialismo

Ementa:
Análise da atualidade teórica do marxismo e da sua capacidade de interpretar e interagir com as questões sociais contemporâneas bem como com as novas formas de organização da classe trabalhadora, sobretudo, os movimentos sociais que eclodem na América Latina.

Justificativa
O Grupo de Pesquisa Cultura e Política do Mundo do Trabalho tem-se destacado na organização de eventos científicos de qualidade e de repercussão acadêmica e científica nesses últimos anos. O GP realizou cinco seminários internacionais sobre o pensamento político de Antonio Gramsci, um sobre os 80 anos de fundação do partido comunista no Brasil, além de outros menores e de contingências, mas sempre com a presença de pesquisadores do Brasil e exterior de grande e reconhecido mérito. Esses seminários alimentam a problemática do GP, centrada na questão da teoria marxista e dos movimentos sociais, na questão do trabalho e de sua centralidade na sociabilidade humana, e alimenta as pesquisas desenvolvidas em atividades de iniciação científica para os alunos de Graduação em Ciências Sociais e Relações Internacionais e para os acadêmicos envolvidos no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.
Em 2005, o GP, com os indispensáveis apoios institucionais científicos e financeiros, organizou o I Seminário Científico sobre Teoria Política do Socialismo. O sucesso e os resultados foram surpreendentes, com conferências de alto nível e um público interessado e participante de mais de 450 pessoas.
Naquela ocasião, o foco do Seminário foi o problema do poder político e da transição pós-capitalista em alguns dos autores tidos por clássicos da teoria política do socialismo.
A incontornável demanda existente obriga o GP e outras instâncias organizadoras do processo acadêmico e científico da FFC a tomar a iniciativa de implementar um novo seminário que siga a senda já aberta. Desta feita o objetivo é o de debruçar sobre a problemática da atualidade da tradição teórica político-cultural do marxismo de explicar e interagir com os movimentos sociais e político-culturais que se destacam nesse início de século (e milênio), principalmente, mas não só, na América Latina.

Objetivos Gerais
O Seminário visa aprofundar a discussão que vem sendo travada no seio do GP Cultura e Política do Mundo do Trabalho e agregar conhecimento oferecido por intelectuais convidados de notório renome e produção dentro do tema em debate, oferecendo um retorno importante para outras instituições acadêmicas culturais do País.
O Seminário visa também oferecer elementos de discussão e subsídios teóricos aos estudantes do GP e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, na elaboração de suas pesquisas cientificas.
O Seminário busca despertar interesse e oferecer novas possibilidades de pesquisa aos estudantes de Graduação, principalmente dos cursos de Ciências Sociais, Relações Internacionais, Filosofia e Pedagogia, da FFC, mas também de outras Unidades.
O Seminário deverá culminar com a publicação de um livro com os resultados atingidos nas discussões propostas.

Objetivo Específico
Tratar da atualidade do marxismo e de sua capacidade de explicar e interagir com os movimentos sociais presentes no cenário mundial, em particular da América Latina.

Nenhum comentário: