Esta é uma tentativa da patronal de bloquear a preparação da semana de lutas da CONLUTAS (12 a 17 de outubro) e a paralisação dos metalúrgicos de Minas Gerais, marcada para o dia 15 de outubro.
Estamos em Três Marias, às margens do rio São Francisco, protestando contra a empresa Votorantim Metais que, desde a década de 1960, vem cometendo vários crimes ambientais e sociais na região.
Na manhã desta sexta, 2 de outubro, às 6h da manhã, centenas de manifestantes fecharam a BR-040 e bloquearam a porta da fábrica reivindicando melhores salários e o fim dos crimes ambientais que, há anos, vêm prejudicando a saúde do Velho Chico e a de milhares de pescadores que do rio sobrevivem.
companheiros. Essa postura é mais uma prova da relação que empresa e Estado têm com os trabalhadores, pescadores, sem-terra e estudantes que, numa manifestação pacífica, tentam lutar por seus direitos.
1. Esta empresa é a principal responsável pela poluição do Rio São Francisco com metais pesados. Desde final de 2004 já
morreram 200 toneladas de peixes, principalmente surubins adultos, contaminados por rejeitos tóxicos lançados pelo processamento de zinco da Votorantim Metais. Os pescadore(a)s e as populações ribeirinhas têm sido os maiores prejudicados por essa tragédia, mas também a sociedade em geral e o meio ambiente.
Relatórios e análises químicas de órgãos ambientais mostram que água, sedimentos e peixes apresentam índices alarmantes de contaminação por metais pesados, muitas vezes acima dos permitidos pelo CONAMA – Conselho Nacional de Meio-Ambiente: zinco – 5.280 vezes; cádmio – 1140; cobre – 32; chumbo – 42.
A poluição industrial da VM sempre esteve no cerne da contaminação das águas do Rio São Francisco. Por isso, os órgãos ambientais – os que não se vendem – exigiram a desativação da primeira barragem. Uma segunda foi construída pela empresa, mas de forma irregular, desrespeitando normas técnicas exigidas pelos órgãos ambientais. Continuou ocorrendo infiltração e a segunda barragem também foi reprovada. Em 2005 a empresa comprometeu-se em construir uma terceira barragem e cumprir mais 25 Termos de Ajustes de Conduta. A poluição continua, e não se tem informação sobre o cumprimento dos termos.
2. Estamos aqui também protestando contra a transposição do Rio São Francisco. A obra, em construção pelo Exército, é apresentada pelo Governo Lula como solução para os problemas de falta d’água na região semi-árida. Grande mentira! A transposição atende aos interesses de grandes empresas construtoras, como a VM, e do agronegócio da irrigação para exportar frutas, etanol de cana, camarão, etc. As necessidades do povo são apenas discursos para legitimar o projeto e convencer o povo a pagar depois a conta da água, das mais caras do mundo. Não à Transposição. Conviver com o Semi-Árido é a Solução!
Exigimos das autoridades responsáveis soluções definitivas destes graves problemas. Da Votorantim Metais cobramos o
cumprimento dos acordos por ela firmados, principalmente a retirada da lama tóxica do fundo do rio e a indenização aos pescadores!
São Francisco vivo – terra, água, rio e povo!
Por reforma agrária, justiça social e soberania alimentar e energética!
Água e energia não são mercadoria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário